QGIS: O que é, o que faz e para que serve?

Conteúdo do artigo

Saiba tudo sobre o QGIS, um programa gratuito de produção de mapas e geoprocessamento. Neste artigo, você irá saber o que é o QGIS, para que serve, quais suas funcionalidades, quem utiliza, como baixar e muito mais.

QGIS: o que é, o que faz e para que serve?

QGIS é um aplicação de Sistema de Informações Geográficas (SIG) gratuito e de código aberto que oferece suporte à visualização, edição e análise de dados geoespaciais.

O SIG facilita a manipulação e análise de dados espaciais. Esse sistema é relativamente novo, iniciado na década de 1970 e se refere a todos os aspectos do gerenciamento e uso de dados geográficos digitais, como dados vetoriais e raster, que são usados em um software de SIG.

O QGIS foi desenvolvido pela primeira vez em 2002 por Gary Sherman, sendo a primeira versão lançada em 2009, sendo chamado inicialmente de Quantum GIS.

É um programa 100% gratuito, de código aberto, que funciona em multiplataformas e manteve seu crescimento por meio de uma comunidade de desenvolvedores voluntários, que mantém o programa sempre atualizado.

É válido mencionar também que as versões do programa são constantemente atualizadas por desenvolvedores voluntários a fim de trazer novas funcionalidades para o software e corrigir eventuais erros no código.

Como funciona o QGIS?

O QGIS funciona em diversos sistemas operacionais, como: Windows, Mac OSX, Linux, Unix e Android. O programa suporta dados nos formatos vetoriais e raster, além de permitir a conexão com banco de dados e servidores externos, facilitando a elaboração de mapas.

O QGIS fornece ferramentas diferentes para manipular dados espaciais como visualização, edição e análise. Além disso, é possível fazer análises espaciais e temporais, acessar banco de dados, utilizar funções conectadas com a internet, visualização 3D dos mapas e, ainda, realizar análises multicritério.

Quais são as funcionalidades do QGIS?

O QGIS permite a visualização, gestão, edição, análise de dados e criação de mapas para impressão. Sua interface é amigável ao usuário e os comandos são de fácil aprendizado.

Com ferramentas gráficas excelentes, o QGIS permite criar, dimensionar, remodelar, medir e unir diversas camadas a fim de entregar um trabalho de alta qualidade.

Abaixo, algumas das funcionalidades disponíveis dentro do QGIS:

Quem usa o QGIS?

O QGIS pode ser utilizado por profissionais de diversas áreas. Em nosso curso, temos alunos de mais de 20 áreas diferentes.

Na área ambiental, por exemplo, são diversas finalidades como delimitação de áreas de preservação permanente (APP), produção de mapas de localização, uso e ocupação do solo e demais produtos cartográficos necessários em estudos ambientais.

Na hidrologia, os complementos e funcionalidades do QGIS auxiliam na delimitação de bacias hidrográficas, monitoramento de geleiras, alterações de cursos d’água, entre outros.

Já para a agricultura, é possível estimar a saúde vegetal e a produção de colheita, realizar caracterização do solo, classificar o tipo de colheita e realizar monitoramento da mesma.

É interessante mencionar também sua funcionalidade para os profissionais da área da saúde. Com o QGIS, é possível realizar estudos epidemiológicos ou até verificar quais pontos da cidade merecem uma maior atenção com a instalação de postos de saúde para atendimento da população.

Estes são somente alguns exemplos de aplicações do QGIS. Se a sua área de estudo necessita representar um fenômeno no espaço, o QGIS pode te ajudar.

Que tipos de mapas eu consigo fazer com o QGIS?

Existe uma variedade praticamente infinita de mapas que podem ser produzidos no QGIS. Desde mapas simples de localização até mapas de comparação temporal de uso da terra.

Abaixo, alguns mapas produzidos por alguns dos mais de 4200 alunos do nosso curso completo:

Plugins do QGIS

Atualmente, o QGIS possui mais de 1200 complementos, desenvolvidos por usuários voluntários e que podem ser instalados de forma gratuita.

Além disso, é compatível com outros programas de código aberto, como o PostGIS, GRASS GIS e MapServer, aumentando sua funcionalidade e possibilitando mais funcionalidades para o usuário.

Alguns plugins e suas funções podem ser citados, como:

Onde baixar o QGIS? Qual a versão do QGIS instalar?

Estas é a principal pergunta que recebemos! Pensando nisso, desenvolvemos um guia definitivo te ensinando como baixar e instalar o QGIS.

Neste artigo, ensinamos o passo a passo para realizar a instalação correta do QGIS de acordo com seu sistema operacional. Para acessar este guia, clique no link abaixo:

QGIS: Como baixar e Instalar a melhor versão

Como fazer mapas no QGIS?

Apesar de ser uma plataforma de fácil usabilidade, utilizar determinados recursos do QGIS exige um certo conhecimento do usuário. Para mapas mais profissionais e arrojados, é ideal que o usuário participe de um curso completo de QGIS.

Aprofundar conhecimentos no QGIS é ideal para projetos mais detalhados e profissionais, que exigem a junção de multicamadas e utilização de diversos plugins.

Para dar o primeiro passo, esse vídeo pode ajudar a fazer o seu primeiro mapa no QGIS com uma aula de fácil entendimento e com informações importantes. São apresentadas mais de 50 funções do QGIS nesta aula.

Curso Online de QGIS

Conforme mencionado anteriormente, as funções do QGIS podem auxiliar diversos profissionais em áreas distintas. Para manipular melhor o programa a fim de desenvolver mapas melhores e mais profissionais, é necessário conhecimento e prática a fim de ajudar o usuário a não depender de tutoriais e vídeos fragmentados no YouTube.



Agora que você já aprendeu como baixar de forma gratuita as versões atualizadas do programa e viu sua importância para projetos de diversas áreas, está na hora de aprofundar os conhecimentos em QGIS!



O Descomplica QGIS é um curso que aborda centenas de operações no QGIS, desde o zero até o avançado. É um curso 100% online e possui suporte individualizado dentro da área de alunos!



O curso conta também com vários bônus, aulas extras e gravações de eventos. Já são mais de 4500 alunos em 14 países.



Se interessa em aprender QGIS? Então clique no botão abaixo e saiba mais sobre nosso curso completo!

Gostou do conteúdo? Compartilhe nos botões abaixo!
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Leonardo Marques

Leonardo Marques

Leonardo Marques é engenheiro ambiental, mestre, empreendedor e instrutor de treinamentos na área ambiental. Ele é criador do Clube do GIS, escola online especializada no ensino de geoprocessamento e que já possui mais de 5000 alunos satisfeitos.

ÚLTIMOS POSTS

NOSSOS TREINAMENTOS

Participe do 8º Intensivão QGIS